Mitos sobre a manutenção de caminhão

A manutenção preventiva do caminhão é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo e também mais economia para o transportador ou motorista. Mas existem alguns mitos que em vez de ajudarem na conservação, acabam forçando mais os componentes mecânicos. Confira neste post.

❎ Dirigir em ponto morto economiza combustível – Mito. Com os motores equipados com injeção eletrônica, utilizar o freio motor, ou seja, deixar o caminhão engatado em um declive, faz com que a injeção de combustível seja completamente suspensa. Se for colocado em ponto morto, o módulo da injeção não tem como entender isso, deixando o motor funcionar por meio da contínua alimentação, ainda que sem acelerar.

Descer ladeiras em ponto morto faz com que o freio motor seja dispensado. Assim, há uma exigência muito maior sobre o sistema de frenagem, aumentando o gasto das lonas e tambores.

❎ O motor precisa ser aquecido – Mito. Muitos caminhoneiros, após darem a partida, esperam alguns minutos antes de seguirem viagem. No entanto, essa prática não tem sentido nos caminhões atuais, que possuem sistema de injeção eletrônica. O módulo da injeção já faz o papel de dosar o abastecimento do motor e a queima do combustível no tempo necessário.

❎ O aditivo da água do radiador não é necessário – Mito. O aditivo trabalha para que a água do sistema de arrefecimento não entre em ebulição ou congele com tanta facilidade. Além disso, evita a corrosão dos componentes do motor e a formação de ferrugem por onde a água passa, aumentando a vida útil deles.

❎ Óleo de mamona evita corrosão do chassi – Mito. Essa prática pode acabar causando mais desgaste. Isso porque o óleo de mamona acaba agindo como aderente para sujeiras e detritos. O óleo de mamona ajuda a ressecar partes plásticas e componentes de borracha, como mangueiras e vedações.

Possui outras dúvidas sobre manutenção de caminhões? Venha para a Morelate. Temos especialistas preparados para ouvir suas necessidades e ajudar na manutenção de seu caminhão.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp